terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tutorial: modelando um mapa esculpido no Autodesk Maya

Este tutorial foi uma tradução da página da Talila Liu:

Maya Sculpt-Map Modeling Tutorial

Este tutorial está levando em conta que você já saiba como mudar os pontos de vista do maya, modificar objetos (faces, arestas e vértices)com translação, rotação e redimensionar, você precisará também saber como se mover com a camera. Este tutorial também espera que você saiba como exportar e fazer o upload de mapas esculpidos no second life.

Este tutorial vai mostrar basicamente como modelar usando basicamente a função "Draw Curve" e "Loft" que tem funcionado muito bem para mim em exportar objetos exculpidos para o second life.

1o Passo: Para este tutorial vamos fazer algo bem simples como uma bexiga. Uma forma simples, na maioria das vezes esférica com uma pequena parte embaixo. Bom, escollhemos um ponto de vista "viewport" que será o mais fácil de criar nosso balão. Da visão lateral "Side" ou frente "Front" nós teremos um pouco de dificuldade com o fechamento final, então teremos que fazer nosso balão da visão superior "Top".

Queremos ter certeza que estamos no menu "Surfaces", que será tudo o que usaremos.



Passo 2: Iremos usar o "CV curve tool" função curva CV para desenhar o formato básico da nossa bexiga, um círculo "Circle", encontrado em Create> EP Curve tool.



Usando apenas isto desenhe o círculo básico, não precisa ser perfeito, apenas o suficiente que você queira. Tenha cuidado para não sobrepor os pontos no final, iremos fechar o círculo em alguns momentos.



Agora feche a curva usando Edit Curves > Open/Close Curves e modifique seu círculo editando os pontos de junção "vertex" e então estará redodon.



Passo 3: Agora que nós temos o formato básico, vamos começar a fazer a bexiga. Mude para as visões frontal ou lateral.

Agora duplique sua curva (Ctrl + D) e mova para cima ou para baixo. Faça isso 6 vezes até tenhamos 7 círculos acima e abaixo formando um cilindro.



Passo 4: Agora podemos fazer duas coisas a essa altura, para dar um efeito visual melhor iremos realizar nosso "loft" nesses círculos agora e assim poderemos ver a forma da bexiga diante de nós. Você pode, por outro lado, formar a bexiga com usando apenas os círculos e fazer o "loft" depois se preferir.

Selecione todos os círculos de cima para baixo (o inferior deve estar verde enquanto que os outros estarão brancos quando selecionar nesta ordem) e escolha Surface> Loft.



E então podemos ver o que nós acabamos de fazer apenas teclando o número 5 no seu teclado para mostrar os objetos com sombra.

Passo 5: Devemos agora ter um cilindro oco formado por 7 círculos. Iremos transformar isto no nosso balão.

Selecione o círculo superior (nota: você terá que clicar algumas vezes para conseguir ou arraste a seleção sobre ele e desselecione a superfície do "Loft") e diminua o tamanho usando o vértice central dos eixos cartesianos até que esteja realmente pequeno para mostrar a aresta superior da bexiga.



Agora que não parece tanto como uma bexiga, então você deve mover aquela curva para cima e alongar para fora, e continue dimensionando e movendo suas curvas até conseguir formar o balão que você esteja satisfeito. Tome cuidado para deixar pelo menos 3 círculos no fundo para que possa fazer a base onde ficaria o nó da bexiga.



Agora dimensione os três círculos inferiores e coloque-os próximos uns dos outros. Esta superfície é chamada de superfície NURBs sendo que dois pontos estão juntos e a forma irá se fechar. Dimensione para baixo e mova a linha diminuindo o círculo e você terá o nó da bexiga.



Passo 6: Agora selecione a superficie "Lofted" (o Mesh da bexiga) e exporte para suas texturas escupidas e importe para o Second Life para ver o resultado final.

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